Capítulo 2 de Joel – 8 Lições sobre o Avivamento

Escrito por admin em 13/09/2017

No capítulo 2 de Joel aprendemos valiosas lições com o povo que experimentou um AVIVAMENTO!

Vejamos algumas:

1 – Deus nos ensina que a nossa conversão deve ser completa – de todo o coração. De nada adianta dizer que somos convertidos a Jesus se os nossos olhos não são, se nossa língua não é ou se o nosso corpo não é. A conversão verdadeira começa dentro do coração e alcança todo o nosso ser! Existe algo em você precisando de conversão? Conversão: alteração de sentido, de direção.

2 – Devemos rasgar o nosso coração na presença de Deus e não as nossas vestes. Na época antiga, o ato de rasgar as vestimentas significava prostração e humilhação. Hoje, porém, Deus espera que apresentemos a Ele em oração um coração sem reservas, sem máscaras, sem ceras (sincero) e arrependido do pecado. Se você tem dificuldades em rasgar o seu coração com alguém da sua confiança para pedir ajuda, comece treinando com Jesus em oração. Ele não vê o exterior, mas o nosso interior – 1 Samuel 16.7.

3 – Deus é misericordioso, compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade (bondade). Essas são as características de Deus, as quais devem refletir naturalmente na vida daqueles que tiveram um encontro real com o Salvador! Será que eu tenho refletido essas características do Reino? 🤔

4 – O avivamento é uma volta à comunhão com Deus, a uma vida de santidade. Isso requer posicionamento e atitude. O povo foi convocado a congregar, a se santificar por meio de jejum e oração. Um preço foi pago para chamar a atenção de Deus. E a consequência foi que “o Senhor mostrou o seu grande amor para a sua terra e se compadeceu do seu povo”. A nossa santificação nos dias de hoje necessita de jejum, oração e adoração! Você já fez pelo menos um jejum esse ano?

5 – Deus é generoso e dá com fartura a provisão e as bênçãos àqueles que o buscam. Isso me faz pensar no quanto somos generosos com Deus e uns com os outros. Generosidade e liberalidade são características que despertam a atenção de Deus, pois ao entregar seu filho, Ele deu o melhor para salvar a humanidade. Os versículos 19 a 25 de Joel 2 relatam com detalhes a maneira como Deus abençoa os seus. Lembre-se: É possível dar sem amar, mas é impossível amar sem dar.

6 – No avivamento há o derramamento do Espírito Santo sobre as pessoas. Esse agir poderoso e espiritual nos leva a receber dons espirituais para a edificação do corpo de Cristo na Terra. Você já recebeu algum dom espiritual? Se ainda não, busque-os! Abro um parênteses para alertar sobre a negligência quanto ao Espírito Santo. Ele é uma pessoa que fala e “quem tem ouvidos ouça”! Ele é Deus e deve ser nosso companheiro diário em tudo quanto fizermos e em todas as decisões que tomarmos.

7 – Jovens cheios do Espírito Santo têm visões do Reino de Deus. Isso quer dizer que são jovens que vivem com um propósito claro e definido, que não negociam seus valores e não se envergonham do evangelho. Quais as visões que Deus já te deu? E o que você tem feito pelo cumprimento delas? Não espere coisas sobrenaturais e mirabolantes. Deus também trabalha na simplicidade e talvez pode te dar uma visão apenas para orar mais por um amigo.

8 – O Senhor garante salvação àqueles que o invocarem. Isso é uma promessa para um povo escolhido e chamado à santidade. Lembre-se: santidade não é perfeição, mas separação para Deus. Ser santo é ser separado!

A Palavra de Deus me faz crer que há solução para o Brasil e para a nossa geração na luta contra a frieza espiritual. Ela me encoraja a viver com um coração excelente e que alegre o coração do Pai. Contudo, ela também exemplifica que há um preço a ser pago. É necessário que alguém se coloque na brecha, que se posicione espiritualmente para vencer o maligno. E esses jovens que farão a diferença somos eu e você!

Quero encoraja-lo a crer que Deus tem reservado um novo tempo para a juventude dos dias de hoje. Eu desejo fazer parte desse avivamento.

E você, vem comigo???

O mundo está sedento por amor e pela presença de Jesus. Permita-se ser a resposta de Deus! Rumo ao avivamento!

2 Crônicas 7.14-15

Escrito por: Matheus Godoy