Versão atualizada – Mentorear

Escrito por admin em 13/09/2017

O download da versão atualizada de uma pessoa é feito pelo poder do conselho e da instrução.

O treinamento (coaching) nos faz conquistar e avançar. A mentoria (mentoring) mantém o que agora é nosso.

Um mentor conduz seu pupilo por um caminho já trilhado.
Mentores lançam alicerces para construirmos em cima de uma base.
Esteja atento e identifique essas pessoas na sua trajetória. Para termos uma vida atualizada, encontrar mentores é fundamental.

Geralmente, o primeiro mentor de uma pessoa é o próprio pai. A figura paterna tem extrema importância e impacto na nossa identidade. Toda sociedade desintegrada e em desordem teve origem na ausência do pai dentro dos lares.

A palavra mentoring em inglês significa mentorear. Defino esse termo como aconselhar e instruir com acompanhamento constante.

Um mentor necessariamente tem conteúdo. É alguém capacitado em temas específicos, humilde para ensinar, desprovido de ganância e portador de grande sabedoria. Um mentor conecta-se com propósitos, não somente com pessoas. Assim, ainda que alguém falhe nesse processo, o projeto continua. Pois propósitos são sempre maiores do que pessoas. Propósitos são eternos, pessoas são temporais.

Diferentemente do coaching, que trabalha fornecendo ferramentas e fazendo perguntas, o mentoring trabalha com orientações e conselhos.

Quando, em vez de chefiar, você aconselha e instrui, as pessoas começam a servir você com excelência, pois os sonhos delas ficam atrelados ao seu propósito.

O público de hoje não compreende mais ordens, e sim exemplos.
Nem todos são mentores, mas todos devem ser mentoreados.
Aprendemos isso na inteligência bíblica. Jesus foi o maior mentor que já passou pela terra; porém, enquanto esteve por aqui, era aconselhado e instruído. No evangelho de João, Jesus explica claramente que “o Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer” (5.19).
Assim, a base do mentoring é fazer o que se vê e falar o que se ouve.

Conselho é prevenção. Instrução é progresso.
Conselhos são mais importantes que opiniões. Opinião qualquer um pode dar. Conselho, só um especialista.
Conselhos e instrução nem sempre geram resultados imediatos. Ainda assim, esse é o caminho da educação.

Escutar com paciência e se colocar no lugar do interlocutor dará a você mais autoridade nessa relação. As pessoas precisam ser escutadas; elas precisam de um líder que as ouça.
Uma característica do novo modelo de liderança nascente é fazer com excelência também aquilo que não nos dá prazer. Fazer o que tem que ser feito. O que gera resultados. Não podemos nos preocupar com a mesquinhez das nossas vontades; e sim com o bem coletivo.
Dessa forma, desenvolver a “arte” de escutar é essencial para termos uma comunicação apropriada e eficaz. É preciso compreender a perspectiva do outro para poder mentoreá-lo, oferecendo toda a atenção e estando disponível para o que ele tem a dizer.

As nossas decisões são assertivas quando estamos influenciados pela instrução correta, independentemente da nossa idade e situação de vida.
Se você quer formar sucessores, não apenas herdeiros, quantos mais cedo começar a mentorear seus filhos, maior será o raio de influência sobre eles. Nas escolhas da adolescência, eles saberão dizer não. Nas decisões da juventude, eles serão assertivos. Na fase adulta, eles prosperarão.

NÃO JULGUE! Outra forte característica de uma vida atualizada é que ela é isenta de julgamento (no sentido de condenação), livre de preconceitos. Filtre a sua própria alma antes de discernir a do próximo.
Não fomos chamados para opinar ou emitir juízo sobre alguém. Nossa missão é instruí-los até que saiam da situação em que se encontram.

Quando somos mentoreados, fazemos coisas que não sabíamos que éramos capazes de fazer. Descobrimos que há muitos mais em nós do que pensávamos. Evitamos erros, bloqueamos conflitos. Entendemos motivações, avaliamos riscos.

O futuro é constituído pelas decisões que tomamos, não pelas desculpas que damos.
Deus pode levantar você do fracasso, mas nunca das suas desculpas.

Escrito por Matheus Godoy (extraído do Livro: 12 dias para atualizar sua vida).