Expresse-se de modo a trazer vida!

Escrito por admin em 15/10/2016

Expresse-se de modo a trazer vida!

As palavras são importantes.

Aquilo que falamos tem impacto maior do que se pode imaginar. A forma de falarmos a nosso respeito e sobre nossa vida nos afeta mais do que sabemos. E as palavras que proferimos aos outros não trazem vida e morte somente a eles, mas a nós também.

“Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando”. (Pv. 13:3). A Bíblia revela muito sobre nossa forma de falar.

Em primeiro lugar, as palavras são um indicativo do estado de nosso coração. Jesus declarou: “A boca fala do que está cheio o coração” (Mt. 12:34). Falar palavras que trazem cura e benção indicam um coração bom. Proferir palavras cruéis, insensíveis, enganosas, desonestas ou descuidadas, por outro lado, é sinal de um problema sério no coração.

Pergunte-se as palavras que você fala aos outros são inspiradas por Deus, por seus medos carnais, por atitudes e pensamentos negativos ou pelo inimigo. As Escrituras afirmam: “Caiu na armadilha das palavras que você mesmo disse” (Pv.6:2). Não permita que suas palavras sejam uma armadilha para fazê-la cair.

Para ter sucesso verdadeiro, é preciso declarar a verdade de Deus sobre si mesma e sobre sua vida. Para tanto, você necessita de um coração saudável em que haja fartura do amor divino. Quando seu coração for correto, também serão corretas as palavras que você falar.

Não se coloque para baixo em tudo. Não faça isso! Esqueça o que outra pessoa falou a seu respeito ou lhe fez. Não permita que ela tenha tanto controle sobre sua vida. E não cutuque a ferida dizendo coisas negativas sobre si mesma o tempo inteiro. Isso não faz bem algum. Não muda nada. Em vez disso, pense no que Deus fala sobre você. Ele conta que você foi criada de maneira maravilhosa e que valeu a pena morrer em seu lugar. Ele afirma que a ama e que a criou para um propósito grandioso.

Peça a Deus que lhe dê perspectiva correta sobre você e sua vida. Agradeça a ele por tê-lo criado, salvado, por amá-o e dar-lhe um propósito. Peça-lhe que a ajude a não atrapalhar a realização daquilo que ele deseja para sua vida com diálogos internos negativos. O Senhor não gosta disso. E você também não deveria gostar. Não se deve viver assim.

Uma das melhores maneira de parar os diálogos internos negativos é se concentrar nos outros e ajudá-los de alguma forma. Se você é uma daquelas pessoas que não consegue pensar nem em uma coisa sequer que poderia fazer para ajudar ou outros por causa de tudo que vê de errado em si mesmo, deixe-me perguntar: você sabe sorrir e conversar? Você não faz ideia de quantas pessoas existem por aí cujo dia ficaria feliz e cuja vida seria melhorada se alguém simplesmente as olhasse nos olhos, sorrisse e disse: “Oi”.

Orações
  • Não minta, fale a verdade

“Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo” (Ef. 4:25).

  • Não deixe a raiva influenciar o que você diz

“Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha” (Ef.4;26).

  • Não dê ao inimigo um lugar em seu coração

“E não deem lugar ao diabo” (Ef.4:27)

  • Fale palavras positivas e honestas, não palavras duvidosas e fraudulentas

“Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for ´´util para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem” (Ef.4:29).

  • Não entristeça o Espírito Santo com aquilo que você diz

“Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção” (Ef.4:30)

  • Não digam palavras negativas, más ou amargas

“Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade” (Ef. 4:31)

  • Que sua fala seja como a de Cristo: amorosa, boa e perdoadora

“Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo” (Ef.4:32).

Texto extraído do Livro: “30 dias para tornar-se uma mulher de oração” – Stormie Omartian – Site Mulheres Intercessoras.